O currículo do Ensino Médio do Colégio Piaget terá novidades em 2020! Os alunos do 1º ano do Ensino Médio poderão escolher parte das disciplinas que irão cursar. Isso porque o Piaget irá oferecer disciplinas eletivas, ou seja, os alunos poderão escolher dentre elas qual deseja cursar. Além de exercitar a capacidade de escolha dos alunos e melhor atender aos seus interesses pessoais, as eletivas contribuirão para o enriquecimento cultural dos nossos estudantes! 

“O aprofundamento e atualização de conhecimentos específicos trazidos nestas novas disciplinas complementam diferentes contextos e situações de aprendizagem”, comenta a orientadora pedagógica Simone Riva. Progressivamente, a entrada deste tipo de aula no currículo do Piaget, permitirá aos alunos o contato com assuntos mais complexos e reflexivos, contribuindo com a construção de seus projetos de vida!

Nosso diretor-geral Harlei Florentino ressaltou a importância das matérias eletivas para um aprimoramento na base curricular do Colégio Piaget.

“Estamos dando um passo importante no aperfeiçoamento do currículo do Colégio Piaget. Além de torná-lo mais adequado para preparar melhor os nossos alunos para os desafios do século XXI, caminhamos com consistência para atender as expectativas legais do novo Ensino Médio colocadas pelo MEC.”

Quais são, afinal, essas eletivas?

Criatividade e inovação

Criatividade pode ser ensinada? Ou para uma pessoa ser criativa ela já precisa ter nascido assim? Como a criatividade se relaciona com o desenvolvimento de produtos e soluções que usamos diariamente? E, ainda, como ela se relaciona com a inovação? Essas são algumas das questões que motivaram o desenvolvimento da disciplina de Criatividade e Inovação. 

Acreditamos que criatividade não é algo inato, mas que pode ser trabalhado e desenvolvido ao longo da vida de cada pessoa por estímulos, espaços e processos adequados. 

E é por isso que Criatividade e Inovação tem como propósito oportunizar esse espaço. Estudantes entrarão em contato com processos e formas de estimular o fazer criativo e, também, irão se voltar para necessidades reais de mercado e do próprio dia a dia deles e delas, para encontrar soluções de forma eficiente e prática. Afinal, o processo criativo está, quase sempre, à frente do desenvolvimento de soluções, produtos e obras. 

Nesse caminho, estudantes não somente irão reconhecer a importância da criatividade, mas entenderão o quanto os processos exercem um papel essencial no desenvolvimento eficiente de soluções.

Empreendedorismo social

É possível transformar o mundo, gerar impacto positivo na sociedade, reconstruir novos cenários para lutar contra desigualdades e diferenças de oportunidades e, ainda assim, ter um negócio que gere renda e valor para quem o idealiza. Um dos objetivos do Empreendedorismo Social é exatamente estimular essa consciência nos estudantes, incentivar um movimento para que sejam agentes de transformação do meio em que estão inseridos(as). 

Ao longo da disciplina, estudantes entrarão em contato com diferentes realidades de modo que possam desenvolver um olhar empático sobre as variadas camadas da sociedade, compreender as reais necessidades de cada uma e trabalhar uma série de habilidades empreendedoras, como a importância e aprendizagem para utilizar estratégias de planejamento, identificar caminhos, mobilizar apoios e recursos para realizar projetos pessoais e produtivos com foco, persistência e efetividade. Certamente, essas habilidades serão fundamentais para a construção do seu percurso profissional na vida adulta e para ampliar a sua consciência social e planetária.