O Piafest é uma festa realizada no Colégio Piaget. Desde sempre, a valorização da relação entre os alunos e a direção é primordial ao ensino na Instituição. Por isso mesmo, esta comemoração baseia-se na participação dos principais envolvidos: os alunos.

Assim, a cada ano a celebração possui uma temática, um propósito ao festejo. Para o Piafest de 2019, os representantes de sala dos 9ºs anos e do Ensino
Médio, conjuntamente com suas respectivas classes, optaram pelo tema “Luau”. Com os preparativos em curso, veio a necessidade de uma explicação sobre tal escolha e, dessa maneira, surgem os pilares para a comemoração deste ano letivo.

Mas o que se sabe, de fato, sobre a comemoração havaiana, e por quais motivos celebrá-la?

Primeiro, vale salientar que o Brasil comporta o significado de diversidade em sua essência. A partir da pluralidade de culturas perceptíveis diariamente em tal sociedade, os alunos decidiram explorar, conscientemente, outras culturas tropicais relacionadas às suas percepções e ao seu próprio dia a dia.

O luau

Surgiu em meados do século XIX com a motivação de o povo havaiano exaltar a natureza que os envolvia. Ademais, a sociedade que, primordialmente, era cercada por conceitos patriarcais, sofreu rupturas estruturais em sua cultura a partir da primeira celebração visto que o evento possui destaque em aspectos como: a valorização ao próximo, cuidado com o ambiente em que seus integrantes estão inseridos e inclusão igualitária de gêneros e etnias.

Faz-se presente, de tal forma, assuntos contemporâneos como: ecologia, inclusão e sociabilidade, que serão implantados na festa de conclusão de curso da escola de um modo divertido e descontraído. Com estes preceitos em mente, destacam-se as comidas relacionadas ao Havaí, as atividades tradicionais havaianas em prol da socialização entre os convidados e, por fim, a reciclagem dos materiais utilizados na produção e decoração do evento, que serão encaminhados ao centro de reutilização em parceria com o Colégio.

Portanto, notam-se os elementos principais como os motivos de se celebrar mais um ano que chega ao fim e, ainda por cima, levando-se em consideração o
que queremos recordar e levar como ensinamento ao futuro, como a conscientização ambiental e a valorização do convívio em grupo.

Então, quem está pronto para comemorar a mudança?

Para garantir seu ingresso acesse aqui