Os alunos dos 8° anos saíram para um estudo de campo em Paranapiacaba. Cidade localizada na grande São Paulo, onde fica a história do desenvolvimento do estado e o encontro com a Mata Atlântica.

Paranapiacaba  é como voltar ao passado e participar da História da Imigração, Ferrovia, biodiversidade e cultura europeia do séc. XIX.

A vila foi, durante muitos anos, o potencial econômico e sinônimo de modernidade, pois nela encontramos o 2º cinema do Brasil e o 1º  campo de futebol do País.

Paranapiacaba faz parte do Patrimônio da Humanidade, preservado pela UNESCO, e nossos alunos tiveram a oportunidade de estudar a geografia, história e a biologia da região.

Nosso roteiro começa na antiga estação para observar como era o sistema de máquinas composições e equipamentos do séc.XIX. Logo depois, fomos ao antigo hospital, Casa Fox, mercado municipal, casa dos trabalhadores, clubes entre outros locais fantásticos dessa cidade.

Depois da viagem ao tempo fomos explorar a Mata Atlântica presente na região, onde coletamos algumas amostras para uma análise detalhada no nosso laboratório de Ciências.

A análise foi realizada em uma aula de Ciências. Os alunos puderam verificar o ph das águas analisadas, que foram: água de Paranapiacaba, água da torneira do Colégio e água do vaso sanitário. Nas comparações o resultado foi surpreendente, deixando todo mundo entusiasmado para uma próxima atividade!